Como montar uma carteira de investimentos?

Como montar uma carteira de investimentos?

Como montar uma carteira de investimentos?

Para a grande maioria das pessoas que estão começando a se aventurar no mercado financeiro, uma dúvida se mostra como a mais comum: como montar uma carteira de investimentos?

Mesmo quem já está um pouco mais habituado com a prática, podem existir algumas dúvidas em relação ao assunto. Não se preocupe, a BM Capital pode te ajudar. Vamos começar com a leitura do post de hoje sobre como montar uma carteira de investimentos.

O que é uma carteira de investimentos?

Uma carteira de investimentos é o conjunto de todas as aplicações financeiras, de ativos de renda variável ou de renda fixa, de um mesmo investidor — seja ele uma pessoa física ou jurídica. A carteira de investimentos é um retrato da forma como você aloca as suas aplicações.

É importante entender bem o conceito, especialmente se você é um investidor menos experiente. Assim, você saberá bem como montar e administrar sua carteira, a fim de atingir uma rentabilidade satisfatória. Por meio da gestão de suas carteiras, os investidores estarão fazendo seu dinheiro se multiplicar e, ao mesmo tempo, protegendo seu patrimônio da inflação e das oscilações de mercado.

Como montar uma carteira de investimentos?

O primeiro passo para saber como montar uma carteira de investimentos é entender bem qual o seu perfil como investidor. Isso significa detectar a sua preferência, em termos dos tipos de investimentos.

Os perfis podem variar entre: os mais conservadores — que preferem investimentos mais previsíveis, aos mais arrojados — que enxergam os riscos como oportunidades.

Ao montar uma carteira de investimentos, também é indicado diversificar as aplicações em ativos de características diferentes, contando com fundos de investimento de renda fixa e renda variável. Mas, lembre-se de que não há receita de bolo. O mais importante é que todos os investimentos respeitem, tanto o perfil quanto os prazos do investidor.

Uma sub carteira, também conhecida como carteira tática, pode ajudar com que seja possível aproveitar oportunidades de curto prazo, que surgem em virtude de variações temporárias no mercado financeiro. Mas, isso é assunto para um outro texto!

Para quem ainda não possui experiência e conhecimento acerca do mercado financeiro, mas quer investir, o ideal é contar com um bom curso de investimentos.

É exatamente isso que você encontra na BM Capital. Nossa marca é sinônimo de excelência em educação financeira. Os cursos oferecidos são idealizados por profissional altamente qualificado. Faça sua matrícula e obtenha todas as orientações necessárias para investir com total segurança.

Gostou do conteúdo sobre como montar uma carteira de investimentos? Então, aproveite sua visita em nosso blog para saber também quais são os principais tipos de fundos de investimento.