Curso de Investimentos Financeiros

Curso de Investimentos Financeiros

Curso de Investimentos Financeiros

Se você está buscando mais conhecimentos para acertar em cheio na hora de investir financeiramente, preste bastante atenção a essa dica: é importantíssimo fazer um curso de investimentos.

Seguindo por esse caminho, você conhecerá mais a fundo o mercado financeiro e entenderá melhor sobre como pensa um investidor experiente. Ao compreender a forma de raciocínio dele, a sua capacidade para tomar decisões, de maneira mais precisa e assertiva, crescerá exponencialmente.

Afinal, para que você consiga definir em quais ativos deve investir, é importante obter o máximo de aprendizado possível sobre o assunto. Sendo assim, acompanhe o texto e saiba agora quais são os princípios básicos de como comparar investimentos. Além disso, descubra também de que forma um curso de investimentos pode ajudar você a entender como montar uma carteira de investimentos.

Como comparar investimentos?

Você sabe como um bom investidor encararia as oportunidades do mercado que possam surgir para ele? E como ele faria para avaliar as opções de investimento disponíveis? Essas são algumas dúvidas que nos trazem a um ótimo ponto de partida para buscarmos entender de que formas é possível verificar as vantagens e desvantagens de cada um dos tipos de aplicações.

Conceito do tripé de investimentos

Uma análise elementar e bastante prática feita pelos investidores é iniciada por um conceito chamado “tripé de investimentos”. Esse nome se dá pelo fato de que essa análise tem como fundamento três características ou pilares básicos: a segurança, a rentabilidade e a liquidez.

curso de investimentos

Tripé de Investimentos no Tesouro Selic

Acima, podemos ver uma imagem com a representação gráfica do tripé de investimentos do título público federal, que leva o nome de Tesouro Selic — considerado um dos mais, ou senão o mais seguro entre todos os tipos de investimentos do Brasil.

Pilares do tripé de investimentos

Observando o gráfico, é possível imaginar que, conforme as setas crescem, mais os pilares correspondentes aumentam também. Ou seja, essa é uma representação dos níveis dos pilares de um ativo, dentro do máximo que o mercado de investimentos pode oferecer em cada um deles.

No caso do investimento no Tesouro Direto Selic, por exemplo, podemos ver que todos os pilares se encontram bem no limite do círculo. Isso quer dizer que temos aí uma aplicação que oferece alta segurança e liquidez total. Com esses dois parâmetros levados ao seu máximo, conseguimos uma rentabilidade conhecida como Taxa Selic — ou taxa livre de riscos. Ela recebe esse nome, já que é obtida, praticamente, sem se correr riscos e com a máxima liquidez possível.

Seguindo essa lógica, ao se fazer investimentos em ativos menos seguros e com menor liquidez, eles deveriam render mais do que a taxa Selic, correto? Afinal, se eles rendessem menos, obviamente você escolheria a opção que oferece mais segurança e mais liquidez. Sendo assim, rendimentos superiores à taxa Selic, via de regra, implicam em segurança e liquidez menores do que as do investimento no Tesouro Selic.

É importante lembramos que, no contexto dos investimentos, “segurança” e “risco” querem dizer a mesma coisa, porém, vistos de perspectivas opostas. Ou seja, uma aplicação que é muito segura proporciona pouco risco, e vice-versa.

Para entender melhor sobre esse processo de avaliação inicial de um ativo — o tripé de investimentos —, assista ao vídeo feito pelo educador financeiro da BM Capital.

Como um curso de investimentos pode ser útil?

Além do que você já aprendeu nesse artigo, ao realizar um curso de investimentos, você poderá obter informações ainda mais aprofundadas sobre o assunto — o que auxiliará ainda mais na hora de decidir quais são os melhores investimentos em 2020 para você. Conheça mais sobre cada uma dessas opções.

Quais benefícios um curso de investimentos oferece?

Ao realizar um curso de investimentos, você contará com aulas de profissionais na área e terá acesso a vários outros tópicos importantes sobre o assunto — que somente pessoas especializadas poderão te ensinar. Afinal, em se tratando de investimentos, a experiência e o know-how são fatores preponderantes para o sucesso.

Portanto, aprenda com quem já é líder de mercado: faça sua matrícula no curso de investimentos da BM Capital e garanta aprendizados concretos sobre os melhores rendimentos que o mercado pode oferecer.

Se você ficou interessado, conheça mais sobre a BM Capital e o mundo dos investimentos, por meio dos nossos canais de atendimento:

Telefone e WhatsApp: (31) 98432 4257

E-mail: contato@bmcapital.com.br