Carteira Tática

Mesmo contando com uma carteira de investimentos bem estruturada, é possível aderir a uma estratégia de aplicações ainda mais equilibrada, sem cair em extremos. Afinal, adotar uma Carteira Tática de ativos é como separar uma pequena parte da sua carteira, com o propósito específico de buscar ganhos em curto prazo, graças a alguns ajustes ocasionais.

O que é a Carteira Tática?

A carteira tática é uma forma estratégica de alocar ativos, com flexibilidade. No entanto, é importante ficar claro que, por esse motivo, ela pode ser um tanto mais arriscada. Isso acaba por reforçar a necessidade de o investidor adquirir expertise sobre o assunto.

Como a Carteira Tática funciona?

Para entender a lógica de funcionamento da carteira tática, basicamente, é questão de saber como aproveitar — em uma pequena parte da carteira de investimentos de longo prazo — o timing certo para fazer aplicações que se mostrem oportunas e rentáveis, em curto prazo. Quando realizada de forma inteligente, a alocação tática possibilita a obtenção de lucros pontuais em parte da carteira, enquanto a outra parte continua seguindo os fundamentos de longo prazo.

Isso não significa que as alterações podem ser feitas a todo o tempo e sem critérios. Afinal, é evidente que as circunstâncias econômicas e o mercado devem ser muito bem observados de antemão, pois podem afetar fatalmente os resultados.

No mais, a escolha de adotar uma carteira tática dependerá também do seu momento de vida como investidor, do seu perfil de tolerância ao risco, do quanto do seu capital você quer ganhar e do quanto pode perder (sem grandes flutuações). Portanto, podemos perceber que investir em nesse tipo de estratégia demanda cautela e um olhar técnico. Assim, será possível suavizar o retorno de seu portfólio em diferentes situações de mercado, estando sempre atento aos riscos e retornos distintos.

Como montar uma Carteira Tática?

Para planejar esse tipo de carteira, as entradas e saídas de ativos precisam ser alinhadas a esses aspectos citados no tópico anterior, bem como a outros. Mas, para fazer isso, torna-se imprescindível adquirir um certo know-how específico sobre finanças e investimentos, com a finalidade de minimizar qualquer possível risco.

Sendo assim, conte com fontes de informação confiáveis e se empenhe em conhecer mais a fundo esse mercado. Para isso, uma boa dica é contar com a ajuda de um profissional especializado, que poderá transmitir seus conhecimentos sobre educação financeira com você. Ao realizar um bom curso nessa área, o seu tutor te ensinará como fazer o monitoramento e a desenvolver a estratégia da sua carteira tática.

É exatamente isso que a BM Capital oferece! Além de diversos temas de ensino para otimizar seus investimentos e orientá-lo, com precisão, ao se tornar nosso aluno, você estará apto a cuidar muito melhor do seu dinheiro. Assim, poderá alcançar a consolidação dos investimentos, como um todo.

Nossos professores acumulam anos de experiência no mercado financeiro, sendo capazes de sanar todas as suas dúvidas, tanto no que diz respeito à alocação quanto a outros tópicos sobre de investimentos. Afinal, nossa equipe reconhece a importância de se tomar decisões estratégicas, para que seus recursos sejam aplicados de maneira dinâmica e realmente rentável.

Faça sua inscrição e seja também um expert em investimentos financeiros!